sábado, 4 de dezembro de 2010

Saiba o que fazer caso haja um terremoto

Medidas tomadas antes e segundos depois do terremoto podem salvar sua vida
No Japão, diariamente, acontecem vários terremotos e é preciso estar preparado para os tremores mais fortes. Nesses casos, o importante é manter a calma e seguir algumas instruções básicas.
Como forma de prevenção, tome as medidas a seguir: prenda armários ou móveis e objetos que possam cair sobre você e sua família; saiba onde fica o refúgio (hinanjo) mais perto de sua casa; marque previamente um local de encontro com a família caso haja um tremor, de preferência nos locais de refúgio; confira quanto tempo leva andando do seu local de trabalho ou escola até o refúgio; conheça outros atalhos ao refúgio caso o caminho principal esteja obstruído; use o número 171 para deixar recados para familiares e amigos; prepare e mantenha renovado o kit terremoto.
Veja algumas recomendações depois de ocorrido um tremor:

Nos primeiros segundos
Apague o fogo, desligue o gás e desconecte da tomada os aparelhos elétricos que estiver usando. Em algumas cidades já existe um mecanismo que impede que o gás vaze caso haja um terremoto. Se informe na companhia que fornece gás para sua residência.
Se proteja embaixo de uma mesa resistente. Se possível cubra a cabeça com uma almofada ou toalha.
Abra a porta para garantir a fuga.
Não saia correndo para a rua durante o terremoto. O melhor é procurar um lugar seguro dentro do próprio recinto.
Se estiver dirigindo, pare imediatamente junto à calçada e desligar o motor. Não pare no meio da rua. Quando sair do carro, deixe a chave na ignição.

Nos primeiros minutos
Em caso de incêndio, apague imediatamente as chamas utilizando o extintor e grite kaji (incêndio) para alertar os vizinhos. Verifique se está usando o extintor correto.
Tente colher o máximo de informações pela TV, rádio, celular ou internet.

Depois de três minutos
Vá para o refúgio mais próximo. Tenha sempre à mão o kit terremoto, que deve ser guardado próximo à porta de saída. Não tente retornar para casa sem antes saber se ela corre perigo de desabar.
Quem mora próximo à praia, deve ficar atento ao alerta de maremoto (tsunami). Nesse caso, buscar refúgio em um terreno elevado. Encostas de rios também oferecem perigo. Deixe o local o mais rápido possível.
Fique longe de muros e máquinas automáticas (didohanbike).
Evite encostas e montanhas. Pode ocorrer um desmoronamento ou deslizamento.
Não refugiar-se no automóvel.
Busque os filhos na escola ou entre em contato para saber que medidas ela está tomando. Em muitos locais a própria escola é o local de refúgio. Informe-se sobre isso.
Aguarde os familiares no local de refúgio por pelo menos 12 horas. Não deixe o local para procurar familiares. Comunique o desaparecimento à defesa civil no refúgio.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário