quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Japão comemora Dia da Prevenção para Desastres Naturais

Prefeituras de Oizumi e Ota (Gunma) realizaram treinamento de preparação para tragédias. Brasileiros participaram.
Hoje, 1º de setembro, o Japão comemora o Dia da Prevenção para Desastres. O país que convive diariamente com terremotos e alertas se prepara para tragédias com treinamentos periódicos para a população. Neles, não há vítimas de verdade, mas dá para se ter uma ideia de como uma pessoa seria salva numa situação de emergência.

As prefeituras de Oizumi e Ota, junto com o corpo de bombeiros da província de Gunma promoveram treinamento às margens do rio Tonegawa. O cenário era um terremoto de 9 graus de magnitude na região Tokai. O tremor teria alcançado sete pontos na escala japonesa em Gunma. O carro da polícia faz o alerta, inclusive em português.

Os moradores são orientados a se dirigirem às áreas de refúgio. Um grupo de brasileiros foi de amarelo. Fácil de serem identificados. Para muitos, foi a chance de conferir de perto veículos que até então nunca tinham vistos em ação como as patrulhas, responsáveis pela recuperação da chamada “Life Line”, ou seja, as linhas de fornecimento de energia elétrica, gás e água, interrompidas no terremoto.

Tratores e escavadeiras dão apoio logístico para que as equipes das fornecedoras possam recuperar as redes. O Japão mostra que não há segredo para explicar a rapidez da restauração de estradas e a infraestrutura após grandes tragédias.

Máquinas e seres humanos, sob total organização, garantem a pavimentação das ruas e também interceptam possíveis desabamentos. Os feridos, que não podem andar, são resgatados pelos voluntários.

Lonas azuis são improvisadas para atender as vítimas. Algumas são levadas de carrinhos para os postos médicos e outras de maca. Enquanto isso, um grupo de voluntários brasileiros vai ajudar a apagar um incêndio. Com o trabalho em equipe, eles conseguem controlar o fogo nas barracas.

Lógico, que não seriam tão rápidos quanto a equipe treinada dos bombeiros, preparada especialmente para esse tipo de operação. O cenário inclui também inundações, seja pela chuva ou pelo transbordamento do rio. Sacos de areia ou terra são empilhados para formar uma barreira protetora.

O trabalho para encher os sacos é feito no próprio local. Os bombeiros também ensinam a fazer barricadas para proteger as casas de possíveis alagamentos.

Para os brasileiros que participaram do treinamento, a lição foi muito bem aprendida. “O mais importante é salvar vidas. Não ficar muito desesperado, tem que estar preparado”, diz a voluntária Cláudia Amano. “Salvar vidas” foi realmente o tema principal desse mega treinamento.

Houve inclusive asimulação de uma vítima, presa dentro de um carro. Bombeiros, ambulância. Todos estavam a postos. Havia sinal de incêndio. Depois de muito esforço, eles conseguiram finalmente abrir a porta do carro. Com a vítima presa nas engrenagens, o jeito foi cortar a lataria e serrar os vidros. Nenhum esforço é deixado de lado e o trabalho de resgate termina marcado pela agilidade e organização.

O que se percebe nesses treinamentos é que a disciplina não nasce por acaso. Todos estão preparados. E a garantia de que nenhuma vida será perdida, pelo menos, por falta de prevenção.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário