quarta-feira, 26 de junho de 2013

Japão desenvolve estacionamento automático para guardar bicicletas

Na capital Tóquio, onde espaço é um problema crônico, estações permitem deixar bicicletas protegidas da chuva ao toque de um botão

Sistema de estacionamento de bicicletas em Tóquio, no JapãoPor causa da crônica falta de espaço em Tóquio, capital do Japão, os japoneses desenvolveram um sistema revolucionário para guardar suas bicicletas. Através de um grande depósito subterrâneo, com 11,5 metros de profundidade, qualquer cidadão pode simplesmente depositar seu veículo em um elevador, que automaticamente aloja-a em uma das 204 vagas disponíveis do bicicletário.

Em um país onde vivem 35 milhões de pessoas, até bicicletas - são 9 milhões no Japão - estacionadas na calçada viram sinônimo de problema. Para poder utilizar o sistema, a pessoa precisa se cadastrar e ganhar um cartão de utilização.

Na superfície, é preciso encaixar a bicicleta em um trilho e apertar um botão. Por questão de segurança, o equipamento só desce se uma área não estiver sendo pisada pelo usuário. O processo todo dura menos de 10 segundos.

- É uma ótima praticidade que você tem de guardar e depois pegar sua bicicleta com apenas um toque de botão - afirma o gerente de desenvolvimento, Shotaro Yano.

Intitulado de "Eco Cycle", o sistema é resistente a terremotos e inclui seguros contra roubos e vandalismos. Para usar livremente as estações, paga-se até R$ 35 por mês. O modelo deu tão certo que foi adaptado para guardar carros - até 50 deles em um só depósito.
Fonte: SporTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário