quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Robô japonês Kirobo pronuncia as primeiras palavras no espaço

Androide foi enviado à ISS para fazer companhia a astronauta japonês.

Kirobo chegou à ISS no mês passado junto com material e mantimentos.

Kirobo, um pequeno robô japonês enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) para fazer companhia a um astronauta nipônico, pronunciou as primeiras palavras de um robô no espaço, anunciaram os criadores do androide.Kirobo, robô astronauta japonês, 'posa' para foto em Estação Espacial Internacional (ISS).

'Em 21 de agosto de 2013, um robô deu um pequeno passo para um futuro melhor para todo o mundo', disse Kirobo em uma frase que recorda a pronunciada por Neil Armstrong na Lua em 1969. 'Olá a todos na Terra! Sou Kirobo. Sou o primeiro robô astronauta do mundo que fala. Muito prazer', completou em japonês.

Na quarta-feira (4) foram exibidas pela primeira vez as imagens de Kirobo no espaço, durante uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Buenos Aires.

O robô, que pode posar como um atleta, manifestou apoio à candidatura de Tóquio para receber os Jogos Olímpicos de 2020. A capital japonesa disputa a sede com Madri e Istambul. A decisão será anunciada no sábado.

Kirobo chegou à ISS no mês passado com 5,4 toneladas de material e mantimentos para os tripulantes.

Idealizado pelo especialista em robótica Tomotaka Takahashi e desenvolvido por cientistas da Universidade de Tóquio, da Toyota, da Agência de Exploração Espacial (Jaxa) e do grupo publicitário Dentsu, o pequeno Kirobo conversará com naturalidade, em japonês, com o astronauta nipônico Koichi Wakata, que chegará à ISS no fim do ano.

Kirobo é inspirado no 'Astro Boy', personagem de mangá criado pelo desenhista Osamu Tezuka.

O androide, de 34 centímetros de altura e quase um quilo, caminha, reconhece rostos e registra imagens.

O objetivo do projeto Kirobo é estudar em que medida um robô de companhia pode dar apoio moral a pessoas isoladas durante longo período.
Fonte: G1 com AFP | Foto: AFP Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário