quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Japão quer criar sistema de crédito para garantir universidade gratuita a todos

Governo de Abe deve analisar as possibilidades em reuniões com especialistas
Sistema de educação superior no Japão

O governo japonês planeja dar um grande passo em direção à gratuidade do sistema de educação superior do país.

Segundo reportagem da agência Jiji Press, um dos planos políticos da administração do primeiro-ministro Shinzo Abe é introduzir no Japão um sistema baseado no modelo australiano, em que os estudantes pagam depois de formados.

Este sistema, também conhecido como “crédito educacional”, já existe no Japão, mas é concedido aos estudantes de famílias de baixa renda, que não possuem condições de arcar com as despesas de um curso universitário.

Depois de formados e com um emprego garantido, os ex-alunos que foram beneficiados são instruídos a pagar a dívida de educação, que pode se arrastar por décadas de acordo com o caso.

A ideia atual é de ampliar esse sistema para todos os alunos. O governo se encarregaria de arcar com as despesas universitárias de todos os estudantes, mas os mesmos devem devolver o empréstimo quando estiverem trabalhando.

Na Austrália, este sistema funciona exatamente desta forma. O governo banca os estudos de todos e o pagamento após a formatura é efetuado de acordo com a capacidade financeira do individuo. Não há limites ou determinações baseadas na renda.

A ideia foi divulgada pelo ministro de Estado para a Economia e Política Fiscal, Toshimitsu Motegi, em um programa da emissora Fuji na noite de terça-feira (22).

Autoridades do governo devem discutir a proposta com especialistas a partir do próximo mês.
 Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário